11 de março de 2013

Duas frases




Dia da Poesia - 14 de Março





No dia da poesia, teremos uma programação que acontecerá durante todo o dia 14 de março.

Acontecerão declamações de poemas em ruas, escolas públicas, transportes coletivos, rádios, comércios, bancos e no SESC Crato.
E durante a noite, no SESC Crato, teremos o Conexões Poéticas, a partir das 20 horas.

E dentro da programação, uma pequena homenagem ao "poetinha" Vinicius de Moraes.

Abuso a Menores (2009)

Vamos falar de abuso sexual
um anormal quem o comete
é concorrência para o capeta
é covardia que ninguém merece.

Criança sendo violentada
imagem inimaginável
todo dia no jornal estampada
criança, uma alma amável.

Já está na hora de acabar com isso
fazer disso nossa incumbência
compromisso.

A nossa arma ainda é denunciar
se não está adiantando
é morrer ou matar.

Dar a uma criança um futuro melhor
colocar o pedófilo em uma "cela" menor
para ele não pensar em abaixar as calças
uma "cela" menor 
que tem quatro alças.

André Anlub®


Utilidade Pública


COMO SOBREVIVER A UM ATAQUE CARDÍACO QUANDO SOZINHO


Como muitas pessoas estão sozinhas quando sofrem um ataque cardíaco, sem ajuda, a pessoa cujo coração está batendo indevidamente e que começa a se sentir fraco, tem apenas cerca de 10 segundos antes de perder a consciência.

No entanto, essas vítimas podem ajudar a si mesmos tossindo repetidamente e vigorosamente. Uma respiração profunda deve ser efetuada antes de cada tosse, e a tosse deve ser profunda e vigorosa, prolongada como se produzida no interior do tórax.

A respiração e a tosse devem ser repetidas a cada dois segundos, sem parar, até que a ajuda chegue, ou até que sinta que o coração está batendo normalmente.

Respirações profundas obtém oxigênio para os pulmões e os movimentos de tosse pressionam o coração e mantém o sangue circulante. A pressão de compressão sobre o coração também ajuda a recuperar o ritmo normal. Desta forma, vítimas de ataque cardíaco podem chegar a um hospital.

9 de março de 2013

Sobre o Dia Internacional das Mulheres




Chega a ser uma utopia querer colocar na cabeça de “certos homens” o real sentido do dia da mulher; não só a história da fábrica, não só as mulheres que fizeram e fazem a diferença nas nossas vidas nas tantas ações sociais e políticas que permeiam nossa existência, nosso viver; mas também mulheres incógnitas que transpiram a camisa para trazer o pão e o leite à mesa, para encher a barriga dos filhos. Há também mulheres que lutaram e lutam por uma vida melhor, por respeito, por direitos iguais e por uma vida mais segura e garantida para seus rebentos. 
São para essas mulheres que é voltado esse dia; mesmo sabendo que todo dia é dia, vale a pena tentar colocar na cachola de “certos homens” de que o machismo de outrora já bastou.


Para não ser prolixo... 

A meu ver a pessoa colhe o que planta, num âmbito machista, ou não. Todos tem o direito de "usar" o corpo como bem entender, e nessa entra o encargo pelas decorrências. Cabe a pessoa colocar na balança se vale a pena ou não. O que não pode ser feito é criar um embate entre o politicamente errado com o hipocritamente correto.

Não é questão de sexismo, mas influencias existem, e junto com as ações midiáticas desenfreadas, torna-se uma bola de neve. Vejo esse assunto como um morde e assopra sem fim. Mas sempre que o chão some a pessoa põe a culpa no politicamente correto! Tudo que o machismo quer.

"O homem fica com quatro mulheres no final de semana, a mulher também tem direito!", Concordo! Mas não seria certo tentar “corrigir” o homem ao invés de "errar" a mulher?

De repente sou muito conservador. 

Amanhã mesmo colocarei um piercing no mamilo.

André Anlub®


 "Nada é tão contagioso como o exemplo."
- François La Rochefoucauld -

Texto de Sara Reis


Ontem pipocaram pelo face milhares de mensagens pelo dia internacional da mulher. É interessante ser homenageada, se a homenagem for carinhosa e bem intencionada, porém não foi possível não ficar lembrando o tempo todo do tanto que ainda nos falta de respeito alheio e até próprio em muitos casos, no que tange à valorização de nossa condição feminina no sentido mais exato do conceito em si. Atrevo-me a afirmar que tais homenagens farão muito mais sentido no tão sonhado dia em que:
- as mulheres não mais se deixarem serem usadas pela mídia como objeto sexual e de consumo;
- as mães ensinarem suas filhas que, em nenhuma circunstância são seres superiores nem inferiores aos homens, porém iguais;
- as gurias entenderem que seus corpos lhes pertencem, inclusive para amar quem realmente lhes respeitar e não para saírem transando com todos os homens que lhes parecerem remota e potencialmente interessantes, em troca de momentos rápidos e passageiros de nem tanto prazer assim, pq somos bem mais do que meros desejos sexuais;
- as mães protegerem suas filhas e não as transformarem desde criancinhas em barbies ou bailarinas de funk seminuas;
- os homens entenderem que estamos no mesmo patamar que eles em tudo e que, há muito tempo e em todos os lugares do mundo, já deveríamos ter adquirido os mesmos direitos que eles, principalmente quando se trata de trabalho com salário condizente com nossa capacidade, nível intelectual, talento, preparo e estudo;
- que nós próprias nos respeitarmos e lutarmos juntas (não umas contra as outras), para que num futuro bem próximo todas, sem exceção, possamos ter orgulho de sermos mulheres sem que para isso seja necessário instituírem um dia do ano (explorado comercialmente) especialmente voltado para nós.

Duas mensagens para esse Sábado





Um sábado Poético


8 de março de 2013

Minhas 12 rebeldes com causa (por Xico Sá)



Nos primórdios deste blog, por ocasião da “Marcha das Vadias” em SP, elegi algumas mulheres extraordinárias por causa das suas rebeldias, aquelas que portam -ontem e hoje- o luxo da coragem, talvez o maior dos luxos.

É o tipo da escolha que você faz mesmo sob o risco das injustiças de quem ama as tais listas. É do juego. Hoje é dia de manter algumas e ampliar o time das baderneiras em todos os sentidos.

- Marietta Baderna – Tão linda e disposta que o eu sobrenome deu origem à palavra baderna e virou sinônimo de agitação e vadiagem. Era uma bailarina de origem italiana que reinou no Rio por volta de 1850.

- Bárbara de Alencar – Primeira presa política do Brasil. A revolucionária do Crato se engajou, com os filhos, que estudavam no Recife, na Revolução pernambucana de 1817 e na Confederação do Equador.

-Patrícia Galvão, Pagu – Já aos 15 anos, nos anos 20, a jornalista e escritora paulista mostrou ao que veio. Escrevia textos comuno-anarquistas e andava na contramão das modinhas de fêmea.

- Dadá – A entrada de mulheres no bando de Lampião já foi uma quebradeira geral nos tabus. A macharada temia que o grupo ficasse fraco e vulnerável. Muito pelo contrário. Sérgia, vulgo Dadá, mulher de Corisco, foi a única que pegou em armas e revelou-se mais corajosa que a maioria dos homens.

- Luz Del Fuego- A garota da foto aí acima. Linda como todas as mulheres da terra de Roberto Carlos e Sergio Sampaio, a artista Dora Vivacqua honrou o pseudônimo. Ergueu a bandeira do naturismo –todo mundo nu!, bradava em todos os lugares- e zelou pela causa das vadias até a morte, em 1967.

- Leila Diniz – Bagunçar o coreto era com ela. O Rio dos 60 e 70 que nos diga. Toda mulher é assim meio Leila Diniz, como canta a Rita Lee? –outra que já sacudiu os costumes.

Clarice Lispector – Carece falar dessa ucraniana? Melhor a gente abrir os seus livros mais uma vez e pronto. As suas entrevistas também são aulas. Jovens, aos Youtube já e me digam.

- Rê Bordosa – A imortal personagem de Angeli que saiu das páginas da “Chiclete com Banana”, na SP dos anos 1980, para entrar na história das libertárias da porraloquice.

-Margarida Maria Alves – No comando do sindicato dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande, no interior da Paraíba, enfrentou o que muito “cabra macho” não tinha coragem. Brutalmente assassinada pelos coronéis do campo em 1983, aos 50 anos.

Dercy Gonçalves – Pelo conjunto de uma obra de escrachos. Um poema sujo de saias. Fluminense da cidade de Santa Maria Madalena, morreu no Rio, em 2008, com 103 anos.

Hilda Hilst – Outra moça do interior nada comportada. Nasceu em Jaú (SP), em 1930, e morreu em Campinas, em 2004. Gênia da escrita. Na ficção, na poesia, na crônica e no teatro. Todo homem tem que pagar pau para ela, como se diz no City Bar campineiro.

E você, amigo(a), quem acrescentaria a esta breve lista sujeita a pecados historicamente imperdoáveis? Citei apenas grandes personagens que já partiram desta, mas vale também as vivas, vivíssimas.

Parabéns Mulheres (Parte V)


Parabéns Mulheres (Parte IV)


Parabéns Mulheres (Parte III)


Parabéns Mulheres (Parte II)


Parabéns Mulheres


7 de março de 2013

Concubino Erudito



Concubino erudito

Já foi de encontro a...
Com as duas mãos ao ombro
ensaiando um inolvidável beijo
demonstrando assim ser o mais original...
Ante adormecido Vesúvio.

Conquistador caro
De curtas palavras afetuosas
minucioso no andar e no faro
pretensão volúvel.

E o mal...

Serpente que persevera
sempre há tempo que abunda
o veneno que fica à pampa
na sombra e na sobra 
do mais novo ovo de cobra.

Desiquilíbrio patológico
espalhando suas crias
nas cidades, nos bairros
nas ruas e vias.

E o bem...

Conquistador irrestrito
viu-se na acerba enrascada
preso ao amor puro e adequado
afogado em águas rasas
tornou-se de gosto
um concubino erudito.

André Anlub®

Imagem: Vesúvio/Italia

Dois pra essa Quinta




6 de março de 2013

Parabéns Gilmour





David Jon Gilmour, CBE (Cambridge, 6 de Março de 1946) é um guitarrista e cantor britânico, vocalista da banda inglesa Pink Floyd, tendo também editado álbuns a solo bem como colaborado com outros artistas. Depois da saída de Roger Waters a meio da década de 1980 tornou-se a principal figura da banda. Foi considerado o 14º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone

Quarta poética




5 de março de 2013

Parabéns Patativa



Hoje faria 104 anos o grande poeta Patativa do Assaré

Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (Assaré, 5 de março de 1909 — Assaré, 8 de julho de 2002), foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.


O Poeta da Roça
Patativa do Assaré

Sou fio das mata, cantô da mão grosa
Trabaio na roça, de inverno e de estio
A minha chupana é tapada de barro
Só fumo cigarro de paia de mio.

Sou poeta das brenha, não faço o papé
De argum menestrê, ou errante cantô
Que veve vagando, com sua viola,
Cantando, pachola, à percura de amô.

Não tenho sabença, pois nunca estudei,
Apenas eu seio o meu nome assiná.
Meu pai, coitadinho! vivia sem cobre,
E o fio do pobre não pode estudá.

Meu verso rastero, singelo e sem graça,
Não entra na praça, no rico salão,
Meu verso só entra no campo da roça e dos eito
E às vezes, recordando feliz mocidade,
Canto uma sodade que mora em meu peito.

Trinca de "Azuiszinhos" para essa Terça







Biografia quase completa






Escritor, locador, vendedor de livros, protético dentário pela SPDERJ, consultor e marketing na Editora Becalete e entusiasta pelas Artes com uma tela no acervo permanente do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC/BA)

Autor de sete livros solo em papel, um em e-book e coautor em mais de 130 Antologias poéticas

Livros:
• Poeteideser de 2009 (edição do autor)
• O e-book Imaginação Poética 2010 (Beco dos Poetas)
• A trilogia poética Fulano da Silva, Sicrano Barbosa e Beltrano dos Santos de 2014
• Puro Osso – duzentos escritos de paixão (março de 2015)
• Gaveta de Cima – versos seletos, patrocinado pela Editora Darda (Setembro de 2017)
• Absolvido pela Loucura; Absorvido pela Arte
(Janeiro de 2019)

• O livro de duetos: A Luz e o Diamante (Junho 2015)
• O livro em trio: ABC Tríade Poética (Novembro de 2015)

Amigos das Letras:
• Membro vitalício da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba (RJ) cadeira N° 95
• Membro vitalício da Academia Virtual de Letras, Artes e Cultura da Embaixada da Poesia (RJ)
• Membro vitalício e cofundador da Academia Internacional da União Cultural (RJ) cadeira N° 63
• Membro correspondente da ALB seccionais Bahia, São Paulo (Araraquara), da Academia de Letras de Goiás (ALG) e do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa (PT)
• Membro da Academia Internacional De Artes, Letras e Ciências – ALPAS 21 - Patrono: Condorcet Aranha

Trupe Poética:
• Academia Virtual de Escritores Clandestinos
• Elo Escritor da Elos Literários
• Movimento Nacional Elos Literários
• Poste Poesia
• Bar do Escritor
• Pé de Poesia
• Rio Capital da Poesia
• Beco dos Poetas
• Poemas à Flor da Pele
• Tribuna Escrita
• Jornal Delfos/CE
• Colaborador no Portal Cronópios 2015
• Projeto Meu Poemas do Beco dos Poetas

Antologias Virtuais Permanentes:
• Portal CEN (Cá Estamos Nós - Brasil/Portugal)
• Logos do Portal Fénix (Brasil/Portugal)
• Revista eisFluências (Brasil/Portugal)
• Jornal Correio da Palavra (ALPAS 21)

Concursos, Projetos e Afins:
• Menção Honrosa do 2° Concurso Literário Pague Menos, de nível nacional. Ficou entre os 100 primeiros e está no livro “Brava Gente Brasileira”.
• Menção Honrosa do 4° Concurso Literário Pague Menos, de nível nacional. Ficou entre os 100 primeiros e está no livro “Amor do Tamanho do Brasil”.
• Menção Honrosa do 5° Concurso Literário Pague Menos, de nível nacional. Ficou entre os 100 primeiros e está no livro “Quem acredita cresce”.
• Menção Honrosa no I Prêmio Literário Mar de Letras, com poetas de Moçambique, Portugal e Brasil, ficou entre os 46 primeiros e está no livro “Controversos” - E. Sapere
• classificado no Concurso Novos Poetas com poema selecionado para o livro Poetize 2014 (Concurso Nacional Novos Poetas)
• 3° Lugar no Concurso Literário “Confrades do Verso”.
• indicado e outorgado com o título de "Participação Especial" na Antologia O Melhor de Poesias Encantadas/Salvador (BA).
• indicado e outorgado com o título de "Talento Poético 2015" com duas obras selecionadas para a Antologia As Melhores Poesias em Língua Portuguesa (SP).
• indicado e outorgado com o título de Talento Poético 2016 e 2017 pela Editora Becalete
• indicado e outorgado com o título de "Destaque Especial 2015” na Antologia O Melhor de Poesias Encantadas VIII
• Revisor, jurado e coautor dos tomos IX e X do projeto Poesias Encantadas
• Teve poemas selecionados e participou da Coletânea de Poesias "Confissões".
• Dois poemas selecionados e participou da Antologia Pablo Neruda e convidados (Lançada em ago./14 no Chile, na 23a Bienal (SP) e em out/14 no Museu do Oriente em Lisboa) - pela Literarte

André Anlub por Ele mesmo: Eu moro em mim, mas costumo fugir de casa; totalmente anárquico nas minhas lucidezes e pragmático nas loucuras, tento quebrar o gelo e gaseificar o fogo; não me vendo ao Sistema, não aceito ser trem e voo; tenho a parcimônia de quem cultiva passiflora e a doce monotonia de quem transpira melatonina; minha candura cascuda e otimista persistiu e venceu uma possível misantropia metediça e movediça; otimista sem utopia, pessimista sem depressão. Me considero um entusiasta pela vida, um quase “poète maudit” e um quase “bon vivant”.

Influências – atual: Neruda, Manoel de Barros, Sylvia Plath, Dostoiévski, China Miéville, Emily Dickinson, Žižek, Ana Cruz Cesar, Drummond
Hobbies: artes plásticas, gastronomia, fotografia, cavalos, escrita, leitura, música e boxe.
Influências – raiz: Secos e Molhados, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Mutantes, Jorge Amado, Neil Gaiman, gibis, Luiz Melodia entre outros.
Tem paixão pelo Rock, MPB e Samba, Blues e Jazz, café e a escrita. Acredita e carrega algumas verdades corriqueiras como amor, caráter, filosofia, poesia, música e fé.